Notícias

27/09/2018

ENCONTRO DA FIFA SINALIZA MUDANÇAS IMPORTANTES NO MERCADO DO FUTEBOL

ENCONTRO DA FIFA SINALIZA MUDANÇAS IMPORTANTES NO MERCADO DO FUTEBOL

Na segunda-feira, dia 25 de setembro, o comitê da Fifa deu suporte a mudanças no pacote de reformas no sistema de transferências.

 

Estiveram presentes representantes de clubes, ligas e jogadores além de membros de associações, confederações e da própria FIFA.

 

Esse pacote de mudanças foi recomendado por esse comitê visando uma maior transparência, proteção e integridade nos sistemas de transferência e no mecanismos de solidariedade.

 

Alguns dos pontos endossados pelo comitê foram:

 

- criar uma câmara de compensação que visa proteger a integridade do futebol e evitar fraudes;

- introduzir um sistema de transferências eletrônicas a nível nacional, nos mesmos moldes do sistema de transferências internacionais, a fim de padronizar o processo;

- desenvolver uma regulamentação de empréstimos de jogadores, a fim de evitar exploração comercial de jovens além de limites de empréstimos  por temporadas; proibições de sub empréstimos.

 

Uma das principais mudanças sugeridas é que seja aplicada contribuição de solidariedade nas transferências domésticas, em dimensões internacionais. Hoje em dia, a contribuição só é paga em transações internacionais.

 

Essas propostas ainda serão submetidas ao conselho da FIFA para aprovação.

 

FONTE: SITE FIFA.COM https://www.fifa.com/governance/news/y=2018/m=9/news=football-stakeholders-endorse-landmark-reforms-of-the-transfer-system.html